O Programa PéPedal da Ciclaveiro encerra o ano letivo com um dia de celebração

O Programa PéPedal da Ciclaveiro encerra o ano letivo com um dia de celebração

15/06/2024 0 Por Carlos Joaquim
O PéPedal – Programa de Mobilidade Escolar Ativa da Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, lançado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA), com os objetivos de PROMOVER as deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e REDUZIR o número de crianças que chegam à escola diariamente sentadas no carro, encerra a sua implementação nas 4 escolas do AEA no próximo dia 30 de junho a celebrar com um Passeio Escolar (percurso a pé e de bicicleta), que terminará com uma apresentação do que foi o programa este ano nas escolas e um piquenique partilhado, com tempo para conviver e desfrutar de algumas iniciativas preparadas, mas sobretudo de tempo para brincar.
Depois de promover 805 consultas no Consultório Médico Pépedal, realizar mais de 2000 viagens nos Comboios Pépedal com o apoio de 115 pais inscritos como maquinistas voluntários que garantiram o funcionamento das 12 rotas para a escola a pé e a pedal e de mobilizar 18 apoiantes e parceiros do programa que integram a rede de Amigos PéPedal que junta o comércio local, agentes desportivos e culturais da cidade, a Ciclaveiro convida as comunidades escolares das 4 escolas envolvidas neste programa de mobilidade escolar ativa para, no próximo dia 30 de junho, se juntarem para um grande Passeio Escolar de Celebração PéPedal, seguido de um piquenique partilhado com tempo para conviver, brincar e aproveitar as boas surpresas que preparámos.
O encontro está marcado para as 10h15 na Praça da República com as crianças, as famílias, as associações de pais e encarregados de educação, os professores, as auxiliares, os profissionais de saúde e todos os parceiros, que sairão para um passeio urbano e curto pela cidade, com um percurso a pé e outro de bicicleta até à Fábrica de Ciência Viva. Aqui vamos poder ver um vídeo resumo do que foi o PéPedal este ano letivo nas 4 escolas.
De seguida, haverá um piquenique partilhado, acompanhado de jogos, histórias e muitas surpresas que vão surgindo ao ritmo da vontade dos participantes, com tempo para conviver e partilhar experiências e brincadeiras.
Se tem crianças a frequentar alguma das 4 escolas do AEA (Centro Escolar das Barrocas, Centro Escolar de Santiago, Escola Básica da Glória e Escola Básica da Vera Cruz), ou se é aí professor ou assistente operacional inscreva-se aqui para participar! (a inscrição é obrigatória para efeitos de seguro).
Para relembrar sobre o que é este programa PéPedal consultem o site em pepedal.pt
A página do Agrupamento de Escolas de Aveiro (https://aeaveiro.pt/) disponibiliza também informações sobre o projeto e alguns registos das iniciativas dinamizadas nas escolas ao longo deste ano letivo.
A Ciclaveiro vem, mais uma vez, através deste programa, reforçar a importância de trabalhar este tema desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver, de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e do seu importante papel na mudança coletiva.

*Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental
Casa da Bicicleta – Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 – 3800-096 Aveiro