9 de maio, Dia da Europa “Os Fundos Europeus não são invisíveis”. CCDR Centro sensibiliza para a importância dos fundos europeus na vida dos cidadãos

9 de maio, Dia da Europa “Os Fundos Europeus não são invisíveis”. CCDR Centro sensibiliza para a importância dos fundos europeus na vida dos cidadãos

09/05/2024 0 Por Carlos Joaquim

“Os Fundos Europeus não são invisíveis” é o mote da campanha de comunicação que será lançada amanhã, 9 de maio, dia da Europa, pela Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro2030). Esta campanha tem como principal objetivo sensibilizar os cidadãos para milhares de projetos financiados por fundos europeus que fazem parte do nosso dia a dia, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento económico e social da região Centro.

O cidadão é incentivado a descobrir à sua volta projetos financiados pela União Europeia, podendo estes serem encontrados em todo o lado: no centro de Saúde, no hospital, na escola, na universidade, no parque, num hotel, numa empresa, num museu ou numa praça junto à sua casa.

Através do site O endereço é: www.centro2030.pt/osfundoseuropeusnaosaoinvisiveis ou https://osfundoseuropeusnaosaoinvisiveis.pt/

, o cidadão pode ver, de uma forma simples, alguns dos projetos financiados por fundos europeus na região Centro, nos últimos sete anos, nas oito sub-regiões: Coimbra, Aveiro, Leiria, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão-lafões, Oeste e Médio Tejo.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), considera que «é muito importante celebrar o projeto europeu, um projeto de paz, união, liberdade e solidariedade. A solidariedade europeia está presente em tantos momentos do nosso dia que muitas vezes nem reparamos. O que queremos é sensibilizar, mostrar como os fundos europeus são visíveis e como contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos nós».

Dias abertos

Projetos financiados por fundos europeus estão de portas abertas aos cidadãos

No âmbito desta campanha, vários projetos financiados por fundos europeus vão estar de portas abertas na região Centro. Ao longo do mês de maio, os cidadãos são convidados a conhecer, através de visitas guiadas, projetos ligados à cultura e ao património cultural que foram requalificados através de fundos europeus. Até ao final do ano serão promovidos novos dias abertos em outras áreas de atuação do Programa Centro2030. As visitas aos projetos contam com a participação da Comissão Diretiva do Programa Centro 2030.

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação