Turismo Centro de Portugal visitou recursos turísticos de Abrantes

Turismo Centro de Portugal visitou recursos turísticos de Abrantes

25/02/2023 0 Por Carlos Joaquim

Equipa conheceu algumas das valências turísticas do território e reuniu com o executivo da autarquia.

Uma equipa da Turismo Centro de Portugal, liderada pelo seu presidente, Pedro Machado, realizou uma visita de trabalho ao concelho de Abrantes, onde ficou a conhecer com detalhe alguns dos recursos turísticos do território e conversou com o executivo da autarquia.

A equipa incluiu Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas. A deslocação foi acompanhada por Luís Dias, vereador da Câmara Municipal de Abrantes e por outros elementos da autarquia.

A visita começou no Castelo/Fortaleza de Abrantes, com a presença do presidente da autarquia, Manuel Jorge Valamatos. Aqui, a comitiva teve oportunidade de conhecer o resultado da requalificação do Panteão dos Almeida, situado na Igreja de Santa Maria do Castelo, entre outros espaços do castelo.

Seguiu-se um pequeno percurso pedestre pelo Centro Histórico de Abrantes, que passou por elementos patrimoniais relevantes, incluindo a obra em curso do Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida, a Igreja de São João e o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, além de outros locais de referência da cidade.

A paragem seguinte do programa aconteceu na aldeia de Mouriscas, para conhecer a Oliveira do Mouchão – a árvore mais antiga de Portugal, com 3350 anos – e a SIFAMECA, última unidade artesanal de fabrico de seiras e capachos para lagares de azeite. A visita terminou na margem sul do Tejo, na aldeia do Pego, com uma degustação de azeites e produtos regionais no Restaurante A Tulipa.

“Sempre que tem oportunidade, a Turismo Centro de Portugal preocupa-se em conhecer no terreno as valências turísticas dos 100 municípios que compõem a região. Desta vez, visitámos o território de Abrantes, que surpreende pela variedade de propostas. Abrantes é muito rica no turismo gastronómico e de natureza, mas também impressiona na oferta de que dispõe no turismo histórico-cultural, militar, industrial e literário, como pudemos verificar nesta visita. Foi uma deslocação muito enriquecedora para a Turismo Centro de Portugal”, sublinhou Pedro Machado.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.