Jovens do Bloco apresentam à CMC 10 medidas para uma Coimbra mais acessível, inclusiva e sustentável

11/11/2022 0 Por Carlos Joaquim

No dia 9 de Novembro, no âmbito da discussão das Grandes Opções do Plano e do Orçamento para 2023, a juventude do Bloco de Esquerda Coimbra fez chegar à Câmara Municipal de Coimbra (CMC) um documento de dez medidas para uma Coimbra mais acessível, inclusiva e sustentável. Habitação, mobilidade verde, direitos e cidadania, e educação foram os temas em destaque.

Segundo a juventude do Bloco de Esquerda de Coimbra, o ano de 2023 será um ano particularmente difícil para as gerações mais novas. A subida do custo de vida e os preços da habitação têm vindo a contribuir para o abandono escolar em massa e para a precariedade laboral. Para o Bloco de Coimbra, esta realidade, que também se faz sentir em Coimbra, deve ser combatida pelo executivo camarário. Assim, a juventude do Bloco “urge a CMC a reverter este ciclo de desinvestimento público, pela edificação de um plano concreto assente nos pilares da habitação pública, mobilidade verde, consagração de direitos e cidadania, e educação para a saúde e inclusão.”

Neste sentido, apresentou no dia 9 de novembro um documento onde define as prioridades para 2023, através da concretização de 10 medidas. Na habitação, destaca-se a transformação de edifícios devolutos em residências para estudantes, e a consagração de um apoio específico para a aquisição e manutenção dos edifícios das Repúblicas de Estudantes. Para combater a falta de investimento em mobilidade verde, a juventude propõe a construção de novas ciclovias, a gratuitidade dos transportes públicos para todos os graus de ensino, inclusivamente ensino superior, e sublinha a necessidade de rearborizar o espaço urbano da cidade.

Ainda, com o objetivo de aumentar a participação cívica da juventude da cidade, bem como contribuir para a segurança dos seus espaços, propõe a criação de uma casa da cidadania e a implementação de um “selo espaço livre de assédio” nos estabelecimentos noturnos da cidade.

Por fim, para combater as formas de discriminação nas escolas, bem como aumentar o bem-estar e diminuir o estigma que envolve hodiernamente a saúde mental, propõe programas específicos de saúde mental para crianças e jovens, a criação de um programa educativo sobre igualdade e identidade de género, e a disponibilização gratuita de produtos de saúde menstrual nas escolas.