Filme realizado por Vasco Espinhal Otero. “Epopeia Gandareza” selecionado para Festival de Cinema na Bolívia

Filme realizado por Vasco Espinhal Otero. “Epopeia Gandareza” selecionado para Festival de Cinema na Bolívia

03/11/2022 0 Por Carlos Joaquim

O filme “Epopeia Gandareza”, realizado por Vasco Espinhal Otero e produzido por Cabra Cor de Rosa/Cineclub Bairrada, foi selecionado para a competição oficial do “Black Cat Award International Film Festival”, festival de cinema que se realiza em La Paz, capital da Bolívia. A seleção foi feita entre milhares de candidaturas que o festival recebeu, sendo que o certame decorre de 11 a 15 de novembro deste ano, no continente sul-americano.

Esta é uma das mais prestigiadas mostras da sétima arte da América do Sul, atraindo anualmente milhares de espectadores e autores de múltiplos países.

 

Recorde-se que o filme teve a sua estreia oficial no Festival de Cinema de Avanca em julho último, tendo sido um dos três finalistas na categoria “Longa-metragem – Competição Avanca”.

A conceção da obra “Epopeia Gandareza” foi iniciada em 2016, de forma independente, e terminada cinco anos depois, sendo a sua duração de cerca de uma hora, enquadrando-se numa fusão de vários géneros cinematográficos: filme manifesto, artístico, experimental, musical, ambiental e documental.

Nesta epopeia, o espectador adota a visão de um narrador divino ou extraterrestre, vindo dos confins do Cosmos e do início microscópico da vida, que chega ao nosso planeta. Aí vislumbra a sua magnífica fauna e flora. De seguida, depara-se com a obra humana, conhecendo, por acaso, o passado e presente da cultura da região da Gândara, em Portugal…

O filme contou com edição de imagem por Paulo Fajardo, Vanessa Rodrigues e Samuel Filipe, grafismos de Vanessa Rodrigues, design de Célia Oliveira, Vanessa Rodrigues e Diogo Marques, imagens drone por João Amorim, som e produção musical por Sylvain Barreto e uma banda sonora criada pelo projeto Cabra Cor de Rosa com participação de 17 músicos: Vasco Espinhal Otero, Sylvain Barreto, João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador, Vasco Carvalho, Francisco Saldanha, Carolina Pessoa, Paulo Viegas, José Miguel Pires, Carlos Pilu, Gonçalo Quintas, Judite Gonçalves, Leonor Pires, Mateo Silva Santos, Matilde Silva Santos, Vicente Pessoa.

“Epopeia Gandareza” estará em exibição noutros festivais, salas e cineteatros do país e estrangeiro. Brevemente, será realizada uma digressão com exibição em formato de cine-concerto com a interpretação ao vivo da banda sonora, com o filme, pelo projeto Cabra Cor de Rosa.