Águeda | Escola provisória das Chãs está a funcionar em pleno

Águeda | Escola provisória das Chãs está a funcionar em pleno

29/09/2022 0 Por Carlos Joaquim
 Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares comprova qualidade e segurança das instalações provisórias da escola que acolhe, este ano, 190 alunos
As obras de adaptação do edifício da Fundação Comendador António Soares Almeida Roque e Família para acolhimento provisório dos alunos da Escola Básica (EB) 1 de Águeda (Chãs) foram concluídas a tempo do início do ano letivo. Para comprovar a segurança e o cumprimento das regras legais necessárias ao funcionamento do espaço, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) visitou e inspecionou o espaço, no dia 21 de setembro, tendo validado a sua utilização sem qualquer tipo de constrangimento.
“A técnica indicada pela DGEstE visitou as instalações onde se encontra a funcionar, provisoriamente, a Escola das Chãs, no sentido de fiscalizar e atestar toda a intervenção de adaptação realizada e elogiou o trabalho executado e as condições encontradas neste que será um equipamento escolar de transição enquanto as obras de melhoramento estão a decorrer”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, salientando que as obras de adaptação do edifício da Fundação para acolher as salas de aula e demais espaços de funcionamento escolar foram realizadas em tempo recorde, com a máxima qualidade e segurança.
Tal como desejado desde o início, este processo de relocalização da unidade escolar decorreu com “serenidade e tranquilidade para alunos, pais, docentes e não docentes”, sublinhou Marlene Gaio que reiterou o agradecimento à direção da Fundação pela cedência de parte do edifício para este fim.
Recorde-se que EB1 de Águeda (Chãs) vai ser requalificada e ampliada, num investimento do Município de Águeda de 484.739,27 euros (acrescidos de IVA), com um prazo de execução de 240 dias.
A obra implica o tratamento, reparação e impermeabilização e pintura das paredes exteriores e interiores, assim como a reparação e isolamento térmico do telhado e cobertura do edifício. Será ainda feita uma remodelação e reestruturação do logradouro existente, para que fique mais apelativo e acessível.
Ana Sofia Pinheiro