Partidos de direita radical na Europa celebram vitória de Giorgia Meloni em Itália

Partidos de direita radical na Europa celebram vitória de Giorgia Meloni em Itália

26/09/2022 0 Por Carlos Joaquim
A presidente do partido Irmãos de Itália declarou vitória nas eleições e já reivindicou liderança do próximo Governo em Itália.
Giorgia Meloni já declarou vitória nas eleições e afirmou que os italianos deram um sinal claro de apoio a um Governo de direita liderado pelo seu partido Irmãos de Itália.
Nas reações aos resultados, os partidos de direita radical na Europa celebram a vitória de Giorgia Meloni.
A nível nacional, o Chega saudou a vitória da direita em Itália e diz que estes ventos de mudança irão chegar a Portugal.
Na Hungria, o partido de Víctor Orbán também celebrou a vitória da coligação de direita, assim como o partido de Marine Le Pen, em França, que diz que os italianos deram uma lição de humildade à União Europeia.
O partido espanhol Vox considera que milhões de europeus depositam agora as esperanças em Itália. Também o primeiro-ministro da Polónia já deu os parabéns a Giorgia Meloni pela vitória nas eleições.
De acordo com resultados parciais, a coligação de direita e extrema-direita – liderada pelo partido Irmãos de Itália e que reúne ainda a Liga, de Matteo Salvini, e o partido conservador Força Italia, de Silvio Berlusconi – obteve entre 43% dos votos nas legislativas.
A participação nas eleições gerais da Itália no domingo foi de cerca de 63,81%, abaixo do valor de 72,9% registado nas eleições de 2018, disse a ministra do Interior italiana, Luciana Lamorgese.
SIC Notícias
Imagem: ANTONIO MASIELLO