Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica impulsiona

Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica impulsiona

29/03/2022 0 Por Carlos Joaquim

 Novo Laboratório de Inovação Pedagógica promove experimentação de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras 

No âmbito do 1.º Encontro de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa, a decorrer no dia 30 de março de 2022, será lançado um novo Laboratório de Inovação Pedagógica designado Católica Learning Innovation Lab (CLIL). Um projeto colaborativo interdisciplinar, com representantes das várias Faculdades da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Coordenado pela investigadora Diana Soares, da Faculdade de Educação e Psicologia, o CLIL terá como consultor Paul Trowler, investigador e docente da Lancaster University. 

A formação pedagógica dos docentes do ensino superior tem sido enfatizada pela literatura enquanto questão central a desenvolver, particularmente premente no atual contexto pandémico. A transição de ensino remoto de emergência para a consolidação de um verdadeiro campus híbrido implica uma transformação das metodologias de ensino-aprendizagem e a reconfiguração do papel do docente e das suas competências pedagógicas. Assim nasce o Católica Learning Innovation Lab, orientado para e na Inovação Pedagógica. Este novo laboratório pretende constituir-se como um espaço de projeção e experimentação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, assente na capacitação pedagógica e no estabelecimento de redes e parcerias entre a comunidade docente.

Diana Soares, membro da direção da Faculdade de Educação e Psicologia e coordenadora desta nova iniciativa, explica que “o Católica Learning Innovation Lab nasce de uma Iniciativa Estratégica da Faculdade de Educação e Psicologia, reforçada no interesse comum pela Inovação Pedagógica das várias Unidades Académicas da Universidade Católica Portuguesa.

Um dos primeiros projetos será o “Mapeamento das Práticas Pedagógicas na Universidade Católica Portuguesa” através de um Inventário de Práticas Pedagógicas desenvolvido pela equipa do CLIL. Seguir-se-á o projeto “Learning for Sustainability: Designing an Innovative Pedagogy for Sustainable Development in UCP Porto” que visa a promoção de projetos interdisciplinares, na resposta a um problema comum como as Alterações Climáticas (ODS 13).  

O 1.º Encontro de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa, a decorrer no dia 30 de março de 2022, realizar-se-á online a partir das 14h30 com inscrição aqui.