Nona edição da CONFIA arranca dia 28 em formato presencial

Nona edição da CONFIA arranca dia 28 em formato presencial

22/10/2021 0 Por Carlos Joaquim

A nona edição da CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai decorrer nos dias 28 e 29 de outubro, em Aveiro, assinalando o regresso à normalidade presencial, depois da realização online no ano passado.

Organizada pela Escola Superior de Design (ESD) do IPCA e pelo Centro de Investigação ID+, esta nona edição terá lugar no Auditório da Universidade de Aveiro, onde são esperados cerca de uma centena de participantes.
Segundo Paula Tavares, diretora da ESD e principal responsável pela CONFIA, adianta que “esta edição pretende proporcionar um momento crucial na discussão contemporânea das áreas da ilustração e animação, que possuem uma longa tradição e, simultaneamente, são pioneiras em inovação tecnológica”.
“Tratando-se de um encontro científico, será explorada a extensão do espaço multidisciplinar que inclui uma ilustração e a imagem animada”, adianta, acrescentando que serão abordadas “as áreas tradicionais do Desenho, Ilustração Editorial, Ilustração Científica, Animação, Animação 3D, com as últimas inovações e experiências proporcionadas pela tecnológica, o Storytelling e as Narrativas Visuais”.
Com este objetivo, estarão presentes oradores internacionais que são referências nas suas áreas.
Lawrence Zeegen – académico, escritor de design e ilustrador britânico – vai apresentar o trabalho “Fifty (Seven) Years of Illustration: Passion, Patterns, Potential and People”. Na mesma área, também do Reino Unido, Andrew Selby traz uma comunicação subordinada ao tema “Editorial Illustration: Audience Interaction through Time and Space”.
A CONFIA deste ano contará, ainda, com a presença do ilustrador Isidro Ferrer, que vai apresentar “Respirar”, revisitando-se enquanto criador, e Luciana Eguti, que trará a sua visão de animadora em “Animation: from the individual process to the studio workflow”.
Além destes oradores principais, a Comissão Científica da CONFIA selecionou 54 artigos de mais de uma centena de autores de 15 nacionalidades.
Mais informações: https://confia.ipca.pt/