Torres Vedras | FESTIVAL NOVAS INVASÕES: MUNDO DOS SONHOS NO PARQUE DO CHOUPAL

Torres Vedras | FESTIVAL NOVAS INVASÕES: MUNDO DOS SONHOS NO PARQUE DO CHOUPAL

03/09/2021 0 Por Carlos Joaquim

O festival Novas Invasões começou esta quinta-feira, 2 de setembro, em Torres Vedras. O centro histórico e o Parque do Choupal servem de cenário ao evento, que estabelece a ligação entre o contemporâneo e o período das Invasões Francesas.

Um dos espetáculos em destaque na primeira noite foi Dreamworld. A performance, da companhia alemã Theater Titanick, foi criada de raiz para o evento, tendo como inspiração a cidade de Torres Vedras e a sua história.

Música, dança, teatro físico, projeção de vídeo e declamação de poesia, acompanhados de adereços e cenários originais, criam os 19 quadros vivos que compõem a performance. Este projeto resulta da cooperação entre o Theater Titanick e agentes culturais locais.

Com início na Praça Dr. Alberto Manuel Avelino, Dreamworld proporciona ao público uma experiência imersiva pelo Parque do Choupal. A performance, dividida em cenas curtas, tem como inspiração os elementos que caracterizam o território – o mar próximo, uma rica base agrícola, o vento na serra e o fogo que antigamente servia para derreter o cobre.

Na criação deste espetáculo único, os diretores da companhia, Clair Howells e Uwe Koehler, que já haviam apresentado um espetáculo na edição de 2019, foram desafiados a descobrir o território durante uma semana de residência artística. “Ficou rapidamente claro para nós que não queríamos ficar no passado e na história”, disseram. Dreamworld assume-se, por isso, como uma performance que começa no passado e vislumbra o futuro.

Esta sexta-feira, tem início o Festival de Cinema Documental Máscaras e Mascarados, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e a Associação Progestur, com direção artística da “The Makkina”, o evento pretende promover e divulgar o cinema de autor, etnográfico e académico, com filmes sobre os rituais das máscaras, que ainda hoje fazem parte das identidades de comunidades urbanas e rurais.