COMUNICADO | MUBi quer conhecer visão e propostas dos candidatos à Câmara de Aveiro para a mobilidade urbana e gestão do espaço público

COMUNICADO | MUBi quer conhecer visão e propostas dos candidatos à Câmara de Aveiro para a mobilidade urbana e gestão do espaço público

27/07/2021 0 Por Carlos Joaquim

A MUBi solicitou reuniões com os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Aveiro nas eleições autárquicas de 2021. A associação quer saber qual a visão e as propostas que os candidatos têm para a mobilidade urbana e a gestão do espaço público no município de Aveiro.

A MUBi quer que os candidatos à presidência da Câmara da Aveiro dêem a conhecer, em particular, qual o seu compromisso e como tencionam:

  • envolver a sociedade civil no planeamento da mobilidade urbana do município,

  • reduzir de forma substancial o volume e a velocidade do tráfego motorizado na cidade,

  • transformar o espaço público para o tornar mais seguro e inclusivo,

  • incentivar a mobilidade activa (pedonal e em bicicleta) e em transporte coletivo.

A presente década será marcada por uma profunda redefinição da mobilidade nas cidades portuguesas. As prioridades do século XX ou das duas primeiras décadas deste século já não se aplicam ao Portugal de hoje, e as pessoas exigem agora, mais do que nunca, lugares mais verdes, seguros e saudáveis para viver. As Eleições Autárquicas de 2021 representam uma oportunidade para o município de Aveiro assumir um amplo e firme compromisso por uma mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade, priorizando as deslocações a pé e em bicicleta, o transporte público e os sistemas de mobilidade partilhada, em detrimento da utilização do automóvel individual.

A par de outros factores, a qualidade de vida nas cidades e municípios pode ser medida pela quantidade e diversidade de espaços verdes e pela qualidade de permanência e uso dos espaços públicos. A pandemia veio mais uma vez demonstrar a importância do espaço público como local de actividade física, fruição e relaxamento, e o valor que a proximidade às funções sociais essenciais tem para a resiliência das comunidades.

Os centros urbanos são responsáveis por 70% das emissões de gases com efeito de estufa e o transporte rodoviário é a principal causa da poluição do ar nas cidades. Os compromissos e metas climáticas para esta década colocam, por isso, uma enorme exigência às áreas urbanas.

A MUBi lançou recentemente o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” (https://cidadesvivas.mubi.pt/), com o propósito de ajudar os municípios portugueses na mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade. O Manifesto estabelece a visão de cidades mais saudáveis, seguras, resilientes e sustentáveis, que põem a mobilidade activa – incluindo a bicicleta – no topo da pirâmide da mobilidade, e propõe os passos prioritários para alcançar esse objectivo.

——————————————————————————————

As ilustrações do Manifesto “Cidades Vivas”, estão disponíveis em: