Município de Ovar assinala Semana Europeia da Juventude para “promover os valores europeus nos jovens”

Município de Ovar assinala Semana Europeia da Juventude para “promover os valores europeus nos jovens”

24/05/2021 0 Por Carlos Joaquim
Município de Ovar assinala Semana Europeia da Juventude para “promover os valores europeus nos jovens”
O Município de Ovar, enquanto membro da rede internacional Eurodesk, vai participar nas comemorações da Semana Europeia da Juventude, o maior evento europeu para os jovens e para o setor da juventude na Europa, com a realização de várias atividades físicas e digitais que visam assinalar os valores europeus e incentivar a consciencialização cívica dos jovens.
A 26 de maio, quarta-feira, pelas 17 horas, no Zoom, decorrerá um evento interativo dedicado aos Objetivos Europeus de Juventude, numa parceria inter-regional que une o Município de Ovar, o Município de Santa Maria da Feira, o Agrupamento de Escolas Martinho Arias e Associações como a Ambesp, a Geoclube e a Rosto Solidário. Através de dinâmicas colaborativas, os jovens participantes poderão debruçar-se sobre os Objetivos #2 e #3, respetivamente “Igualdade para Todos” e “Sociedades Inclusivas”. As inscrições podem ser efetuadas em AQUI.
A 28 de maio, sexta-feira, pelas 21 horas, presencialmente no Bar do Centro de Arte de Ovar, em parceria com a Rosto Solidário, decorrerá o «Europe Quiz», um jogo pedagógico criado pela Rosto Solidário que, através de perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso ou completar a frase, dá a conhecer a importância da Europa nas vidas da comunidade. A inscrição é gratuita e obrigatória podendo ser efetuada AQUI.
Ruben Ferreira, vereador da Juventude da autarquia, mostra-se “orgulhoso” pela pertença do Município de Ovar à Rede Eurodesk, afirmando que a Rede “dá aos jovens do Município a possibilidade de usufruírem de experiências de mobilidade por toda a Europa”.
Sobre a Semana Europeia da Juventude e as atividades a realizar, o vereador Ruben Ferreira realça a importância de “se dar a conhecer aos jovens os valores e os programas europeus, designadamente o novo programa Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade”.
Sob o mote “O nosso futuro nas nossas mãos” a Semana Europeia de Juventude em 2021 decorre entre 24 a 30 de maio, com eventos a ocorrerem simultaneamente em vários pontos da Europa, a cargo das Agências Nacionais para o Erasmus+, o Corpo Europeu de Solidariedade e a Rede Eurodesk.