Leiria | Serviço Municipal de Vigilância Ambiental entrou em funcionamento

Leiria | Serviço Municipal de Vigilância Ambiental entrou em funcionamento

15/02/2021 0 Por Carlos Joaquim

Entrou em funcionamento esta segunda-feira o Serviço Municipal de Vigilância Ambiental (SMVA), criado pelo Município de Leiria tendo como missão a proteção e vigilância ambiental no concelho de Leiria.

Este serviço, que conta com uma Equipa de Vigilância Ambiental, visa a prevenção e redução de ocorrências e infrações ambientais, contribuindo assim para a sustentabilidade do ambiente e dos recursos naturais no concelho de Leiria.

Tem como principais objetivos promover atividades e operações de vigilância e proteção ambiental, colaborar na ação fiscalizadora com as autoridades policiais ou administrativas com jurisdição na área territorial do concelho de Leiria, por forma a prevenir infrações ambientais, participar transgressões ambientais detetadas no âmbito das suas ações, e desenvolver ações informativas e de sensibilização no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e à prevenção de infrações ambientais.

O Serviço Municipal de Vigilância Ambiental do Município de Leiria não pretende substituir as forças de autoridade nem as entidades de fiscalização já existentes, mas antes ajudar no sistema de vigilância, em estreita articulação com as mesmas, visando quer a redução de crimes ambientais, quer o tempo de intervenção.

Poluição e descargas em recursos hídricos, descargas de efluentes no solo, resíduos/substâncias perigosas, contentores, ecopontos, vidrões ou outros, limpeza urbana, pragas e doenças, viaturas abandonadas e recolha de monos serão algumas das áreas a que este serviço estará especialmente atento.

Além do trabalho no terreno, o Município disponibiliza também canais de comunicação para que os munícipes possam emitir alertas relativamente a crimes ambientais detectados no concelho de Leiria.

Uma das ferramentas disponibilizadas é a aplicação para smartphones “Município de Leiria”, disponível na App Store ou no Google Play Store, através da qual é possível de forma rápida e simples proceder à comunicação de diversas ocorrências ambientais, desde limpeza urbana, descargas de efluentes, resíduos, pragas, viaturas abandonadas, entre outros, no separador “Cidadão Alerta”. Esta aplicação tem também uma área dedicada à recolha e Deposição de Monos.

Além deste canal, o Município disponibiliza ainda um email dedicado a este serviço – smva@cm-leiria.pt -, uma linha Telefónica 244 845 644 e WhatsApp 964 822 467.