México | Dispositivos Inteligentes Ajudam A Reduzir Roubos No Transporte De Mercadorias

15/12/2020 0 Por Carlos Joaquim

– A haste de combustível não só economiza gasolina, mas também inibe o furto de hidrocarbonetos de caminhões 

-Dispositivos como luzes em reboques e painéis solares com GPS fornecem relatórios contínuos sobre a localização das unidades. 

O uso de tecnologia nas unidades de transporte de cargas, bem como a coordenação das empresas com as autoridades municipais, estaduais e federais, tem permitido reduzir o furto de unidades e mercadorias.

Tanto os parceiros da Anerpv quanto as operadoras no México provaram que dispositivos tecnológicos são vitais para inibir roubos.

A mexicana GM Transport possui diversos acessórios para caminhões que ajudam seus proprietários a melhorar sua produtividade e não perder dinheiro.

Uma delas é a barra de combustível , que além de monitorar o nível de combustível nas unidades, é capaz de detectar ordenhas e possui sistema de geolocalização para que sejam conhecidos os pontos de descargas não autorizadas.

“Sempre houve furtos de combustível e estima-se que em um mês a transportadora tenha uma perda de 2.000 pesos em média por unidade que viaja nas rodovias, somado ao fato de as bombas às vezes se depositarem nos tanques do unidade menos hidrocarboneto do que o solicitado ”, explicou Julián Gaxiola, CEO da GM Transport.

O gerente comentou que atualmente apenas 15% dos clientes adotam a opção de controlar o combustível pela haste, situação que representa uma grande área de oportunidade para as transportadoras, pois podem controlar o desempenho de seu combustível, bem como controlar o roubo dele e, portanto, aumentar a utilidade da viagem.

Outro dispositivo importante é o GPS na luz do trailer , um dispositivo muito fácil de instalar, design discreto e com sistema de GPS que informa a posição a cada 1, 3 ou 5 minutos na localização da unidade. É à prova d’água e à prova de poeira.

“A recomendação de instalar GPS nas lanternas do trailer é para os casos em que não há solução de GPS, que desejam manter a carga localizada, ou para quem quer ter GPS duplo e assim ter backup para qualquer contingência ”.

Uma inovação da GM Transporte é um painel solar que gera energia elétrica suficiente apenas com a luz do dia, com a qual é possível recarregar a bateria do GPS para sua função noturna, além de possuir um sistema de rastreamento que informa a localização do trailer principalmente.

“Os GPS que estão instalados nos tratores estão sempre alimentados. Aqueles que vão nas caixas podem ser alimentados pela energia do caminhão quando estão em movimento, mas quando são desengatados tendem a ser alimentados com painéis solares que permitem manter relatórios de localização sem interrupção ”.

Mais uma solução que permite ao transportador ter o controle de sua unidade é um acessório GPS que lê os parâmetros do motor e permite que essas leituras sejam enviadas em tempo real para o software de monitoramento e possam ser observadas na tela de seu computador, bem como alertas relacionados a RPM, temperatura do motor, consumo de combustível, códigos de falhas, KM, entre outros.

Julián Gaxiola afirmou que todos estes acessórios permitem ao transportador tomar decisões a tempo e ter um controlo detalhado do estado e localização das suas unidades e são também um elemento adicional de apoio em caso de furto da caixa. Como soluções inovadoras, as operadoras estão lenta mas seguramente começando a adotá-las como uma solução.

Atualmente, mais de 10.000 unidades são monitoradas diariamente pelo departamento de localização de satélites da GM Transporte com contato direto com a Anerpv.

Mais informações sobre acessórios inteligentes GM Transport: www.gmtransportgps.com/