‘Hacker’ suspeito de invadir sistema do tribunal eleitoral do Brasil foi preso em Portugal

‘Hacker’ suspeito de invadir sistema do tribunal eleitoral do Brasil foi preso em Portugal

29/11/2020 0 Por Carlos Joaquim
Um ‘hacker’ suspeito de invadir o sistema informático do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil foi preso hoje em Portugal, numa operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Judiciária Portuguesa, que levou a três detenções, no Brasil.
A Polícia Judiciária portuguesa, num inquérito dirigido pelo Departamento Central e Investigação e Ação Penal (DCIAP), em sintonia com a Polícia Federal Brasileira, “efetuou uma operação policial internacional com o objetivo de causar disrupção em grupos organizados que operavam no ciberespaço”, anunciou hoje a polícia portuguesa.
“Dessa operação resultou a identificação e detenção de um cidadão português com 19 anos de idade, em território nacional, enquanto em território brasileiro, foram identificados e detidos trêsindivíduos, com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos, que se dedicavam à prática continuada de crimes de Acesso Indevido, dano informático e sabotagem informática”, lê-se no comunicado da polícia portuguesa.
“Os detidos faziam parte de diferentes redes criminosas, agora afetadas por esta operação policial, e atuavam concertada e transnacionalmente, atacando funções de Estado, infraestruturas críticas e interesses económicos diversos”, afirma a Polícia Judiciária.
Da cooperação entre as autoridades, foram apreendidos meios informáticos e recolhida informação pertinente.
A Polícia Judiciária prossegue as investigações para deteção e identificação de outros responsáveis nestas operações.
“O detido português vai ser presente às autoridades judiciais para efeitos de primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coação”, conclui a polícia portuguesa.
Em comunicado, a Polícia Federal brasileira, por seu lado, confirmou a realização da ação, chamada Operação Exploit, “que teve como objetivo desarticular a associação criminosa que teria promovido os ataques hackers ao TSE”, na primeira volta das autárquicas realizadas no Brasil.
Lusa