Enquanto alguém se lembrar de mim, não posso morrer

Enquanto alguém se lembrar de mim, não posso morrer

21/11/2020 0 Por Carlos Joaquim
A várias vozes, com várias tonalidades, numa narrativa intensa, intimista. Assim se vive em Está Frio Lá fora…, o ambicioso romance de estreia de António Panarra. O amor de uma vida contado numa história que expressa a liberdade sexual, a bondade intrínseca do ser humano e que naufraga numa irreparável perda. Está Frio Lá Fora… chega às livrarias no próximo dia 17 de Novembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores.
Uma longa jornada de memórias, amor, perda e procura. Está Frio Lá Fora… é um romance que nos leva a percorrer as três últimas décadas da vida das suas personagens. No centro do enredo uma paixão entre dois homens que supera o tempo, os encontros e desencontros, a vida e até a própria morte. Uma ode à liberdade sexual pós-modernista, na qual o autor expõe, numa narrativa intensa, geografias íntimas, recônditos prazeres e ternuras doridas.
Esta é a história de Afonso e de Manuel. Mas também de Ilena, de Simone ou de Sancha. Homens e mulheres de intrincadas e complexas histórias. Entre Lisboa e Cambridge, Madeira e Grécia. Narram-se os trilhos percorridos na perspetiva de cada personagem, num jogo de vozes e tonalidades que enriquece a experiência da leitura.
Todos os amores resultam em perda, e a morte anunciada de uma das personagens dá uma nova dimensão ao livro, mostrando que em cada um de nós habita um herói, uma heroína, um Ulisses em busca da sua Ítaca, uma Penélope a quem já não lhe basta esperar.
Neste desfecho, no qual se apela à sobrevivência – «apetência de todo o náufrago» –, é-nos transmitida uma mensagem fortíssima: «Enquanto alguém se lembrar de mim, não posso morrer.»
Está Frio Lá Fora… é a vida de cada um, dissecada, cirurgicamente, camada por camada: a fina consciência do bem e do mal e a crença na bondade intrínseca do ser humano. Um romance de grande fôlego que marca a estreia literária de António Panarra, médico internista de profissão e que é também formado em História.
A obra chega às livrarias a partir do próximo dia 17 de Novembro. Poderá ainda ser adquirida através do site da Guerra e Paz Editores.
Está Frio Lá Fora…
António Panarra
Ficção / Romance
864 páginas · 15×23 · 18,00 €
Nas livrarias a 17 de Novembro