Novidades fresquinhas Ciclaveiro – CASA DA BICICLETA

Novidades fresquinhas Ciclaveiro – CASA DA BICICLETA

20/09/2020 0 Por Carlos Joaquim

Queremos antes de mais agradecer-vos por fazerem parte desta comunidade, contribuindo assim para a criação de uma cidade a uma escala mais humana, com mais proximidade e maior qualidade de vida para todos.

Em tempos de pandemia e com tantas mudanças a acontecerem, todos nós reconhecemos mais do que nunca a importância de ter uma casa segura e acolhedora, mas tivemos também a oportunidade de verificar como é agradável sair de casa e sentir a tranquilidade de uma cidade onde o ruído dos automóveis deixou de ser o som ambiente principal e onde as ruas passaram a ter espaço seguro para os peões e para os ciclistas.
Neste ano pandémico de 2020, o nosso plano de atividades tem sido ajustado e alterado. Algumas iniciativas vão sendo adiadas mas outras foram acrescentadas por força das circunstâncias. Por exemplo:
– fizemos chegar à Câmara Municipal um conjunto de sugestões para o incentivo ao uso da bicicleta Pós-Covid na nossa cidade seguindo as recomendações da OMS;
– alterámos o funcionamento das Cicloficinas;
– temos pronto para ser apresentado o projeto da Academia Mini Rodas que vai ajudar as crianças a aprender a dar as primeiras pedaladas já a partir de meados de Setembro;
– temos o novo projeto da Veloteca (“biblioteca” de bicicletas especiais e acessórios de uso partilhado)
– preparamos um novo site Internet que foi remodelado e está ainda a receber os novos projetos!
Mas foi também durante este período que conseguimos finalmente avançar com um dos mais ambiciosos projectos que tínhamos em mente há bastante tempo e que queremos muito partilhar convosco: finalmente temos todos uma casa! A Casa da Bicicleta – Ciclaveiro!!
A Casa da Bicicleta será a nossa sede. Será um espaço dedicado à promoção do uso da bicicleta, apoiando os seus utilizadores e constituindo um espaço de partilha de conhecimentos e de incentivo para que mais pessoas adotem a bicicleta como opção principal de mobilidade diária. Será pois, um espaço dedicado à mobilidade ciclável em particular mas, muito mais do que isso, servirá de abrigo a ideias e iniciativas relacionadas com esta temática e inseridas nesta dinâmica.

  

A Casa vai albergar:

– A Oficina Comunitária da Ciclaveiro;
– Um Velocowork que reune já seis projetos relacionados com a bicicleta ou complementares (a revelar brevemente);
– Um Espaço Polivalente para organizar e acolher Workshops, Tertúlias e outras iniciativas;
– A Veloteca (repositório de bicicletas e acessórios, para uso partilhado);
– Um Espaço Montra para marcas e produtos;
– Uma Galeria para divulgação de criações artísticas relacionadas com a bicicleta.

É uma casa de portas abertas para todas as iniciativas com pedalada.

Agora, mais do que nunca, o vosso contributo e a vossa ajuda são muito importantes. Estamos neste momento a preparar a Casa e, como em qualquer início de vida numa casa nova, temos um espaço ainda vazio e com uma grande lista de necessidades para a qual qualquer um poderá contribuir e que com a ajuda de todos, será cada vez menor. Além disso, podem ajudar de várias formas, por exemplo:

  • Verificando se têm as vossas quotas em dia,
  • Convidando novos associados,
  • Incentivando a vossa empresa, ou outras empresas e marcas a apoiarem este projeto,
  • Voluntariando-se para integrar esta equipa dinâmica
  • Doando algum dos bens da lista..

Ficamos a contar com o vosso apoio e esperamos ver-vos em breve na Casa da Bicicleta – Ciclaveiro. Sigam-nos para estarem a par dos próximos passos.


Se tem alguma questão, se gostava de ter mais informações sobre o Ciclaveiro, sobre as nossas actividades, e/ou se gostava de participar e colaborar, envie-nos um email:ciclaveiro@gmail.com
E não deixe de acompanhar as novidades através dos nossos espaços online:

website website
blog blog
facebook facebook