Chaves organizou jantar em período de infeciosidade de casos no clube

14/09/2020 0 Por Carlos Joaquim

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte disse hoje que o Desportivo de Chaves organizou um jantar convívio com o plantel e equipa técnica “em pleno período de infeciosidade dos casos confirmados identificados” de covid-19.

A autoridade de saúde local tomou conhecimento que o plantel e respetiva equipa técnica participaram num jantar convívio, organizado pelo Desportivo de Chaves, em pleno período de infeciosidade dos casos confirmados identificados”, destaca o comunicado da ARS do Norte sem precisar quando aconteceu esse jantar.
A nota acrescenta que essa informação foi recolhida pelas 18:34 de sexta-feira, minutos antes do encontro da primeira jornada da II Liga portuguesa de futebol, entre o Feirense e o Desportivo de Chaves, em Santa Maria da Feira, que acabou adiado.
A ARS do Norte explica que após articulação das autoridades de saúde local, regional e nacional, foi decidida a “determinação de medidas cautelares que inviabilizavam a participação do referido clube no jogo do campeonato de futebol”.
“Esta decisão foi comunicada ao responsável médico do Desportivo de Chaves, pelas 19 horas desse mesmo dia”, sublinha ainda.
A ARS Norte assegura que “as autoridades de saúde continuarão a acompanhar a evolução desta situação e a desenvolver as medidas de saúde pública consideradas necessárias, em articulação com as entidades envolvidas”.
A nota da ARS do Norte revela que em 10 de setembro a autoridade de saúde do Agrupamentos de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso teve conhecimento de um caso positivo de covid-19 de um jogador do Desportivo de Chaves.
Após este caso, deu “início aos procedimentos inerentes à intervenção de saúde pública, preconizados nas orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da intervenção para prevenção e controlo da covid-19”, como a “investigação epidemiológica”, a “avaliação do risco da exposição” e a “determinação das medidas de saúde públicas necessárias e adequadas”.
Após o cumprimento do plano de testagem pré-jogo previsto no referencial conjunto da DGS e FPF foram “identificados mais três casos confirmados” de covid-19 na sexta-feira, de um jogador e dois elementos da equipa técnica, dando “início aos procedimentos” descritos.
O plantel do Desportivo de Chaves, da II Liga de futebol, está em confinamento enquanto é realizada uma avaliação de risco, após quatro casos positivos de covid-19, tinha adiantado hoje à Lusa o delegado de saúde local.
O delegado de saúde da Unidade de Saúde Pública (USP) do Alto Tâmega e Barroso, Gustavo Martins-Coelho, explicou que desde sexta-feira a estrutura do emblema transmontano ficou em isolamento “até que seja concluída a avaliação de risco”.
“Depois de esta estar concluída, será determinado quantos elementos da estrutura terão de se manter em isolamento e quando serão realizados novos testes à covid-19”, sublinhou, sem antecipar uma data para essa decisão.
Gustavo Martins-Coelho tinha explicado à Lusa na sexta-feira à noite que depois de uma primeira avaliação de risco, após quatro casos positivos de covid-19 no Desportivo de Chaves divulgados na sexta-feira, foi dito que “não havia inconveniente” para a realização do encontro em Santa Maria da Feira, mas que “ao final da tarde” esta entidade recebeu “novas informação que não estavam na posse ao final da manhã”.
O médio Guzzo e o guarda-redes Samu, e ainda os treinadores adjuntos Pedro Machado e Tiago Castro, testaram positivo “embora assintomáticos”, tinha revelado o clube transmontano sexta-feira de manhã.
Lusa