APIN com investimento no saneamento básico aprovado – Figueiró dos Vinhos contemplado com 5,7 milhões de euros

APIN com investimento no saneamento básico aprovado – Figueiró dos Vinhos contemplado com 5,7 milhões de euros

22/06/2020 0 Por Carlos Joaquim
A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, e o Governo Português, através de Sua Excelência o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, assinaram, no passado dia 16 de junho, em Penela, contratos de financiamento no âmbito de candidaturas submetidas ao Portugal 2020, concretamente ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).
Os financiamentos, agora, aprovados no valor de 37, 2 milhões de euros de investimento, dos quais 22,4 milhões provêm de fundos comunitários, correspondem a 40 candidaturas dos 11 municípios da APIN, que permitirão dotar os concelhos de melhores condições e serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e de gestão dos respetivos resíduos urbanos.
No caso particular do Município de Figueiró dos Vinhos, o concelho vê, assim, dois projetos aprovados de “Fecho de Sistemas de Saneamento de Águas Residuais” com um valor de Investimento de 5.739.094,65 €. A intervenção, fruto da integração na APIN e cujas obras irão começar a curto prazo, permitirá, desta forma, aumentar a taxa de cobertura de saneamento (esgotos) existente, passando dos atuais 29% para, aproximadamente, 66%, o que significa, desta forma, mais do que duplicar a taxa de cobertura do concelho com saneamento básico.
· Figueiró dos Vinhos – Candidaturas Aprovadas: https://www.apin.pt/artigo-19
· Discurso de Sua Excelência, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes: https://www.facebook.com/apin.eim/videos/262708608132240/