Um retrato perturbador dos descendentes dos líderes nazis

Um retrato perturbador dos descendentes dos líderes nazis

19/06/2020 0 Por Carlos Joaquim
Neta de um oficial da Força Aérea Alemã ao serviço de Hitler, que sempre se recusou a falar do seu passado, Tania Crasnianski decidiu ir em busca de descendentes dos líderes nazis para lhes conhecer as histórias. No livro Os Filhos dos Nazis, a advogada penalista, de origem alemã e russa, dá-lhe a conhecer oito impressionantes relatos de crianças alemãs assombradas por uma herança que não puderam repudiar. Um documento com lições importantíssimas para que um dos períodos mais negros da história não se repita. Conheça Os Filhos dos Nazis a partir da próxima terça-feira, dia 23 de Junho, nas livrarias e no site da Guerra e Paz, Editores.
Os carrascos responsáveis pelo maior genocídio da história matavam de dia e eram pais afectuosos à noite. Nada neste paradoxo é fruto de uma imaginação fértil e pérfida, as altas patentes das SS (Schutzstaffel) tiveram mesmo vidas duplas. A prova está no livro Os Filhos dos Nazis de Tania Crasnianski, que traz a público a história dos descendentes de Himmler, Göring, Hess, Frank, Bormann, Höss, Speer e Mengele.
A advogada penalista recolheu oito depoimentos surpreendentes de pessoas que herdaram um fardo maléfico. Crianças que passaram a II Guerra Mundial altamente protegidas, no meio do luxo e de uma paz podre arquitectada pelas suas famílias. Muitas delas até visitaram campos de concentração, julgando tratarem-se de prisões vulgares.
Para estes jovens, o fim do III Reich foi um desastre. Inocentes, tiveram de lidar com os crimes perpetrados pelos pais: uns condenaram-nos, outros continuaram a reverenciá-los. Entre os herdeiros do mal, destaca-se a «princesa do nazismo», Gudrun Himmler, que tudo fez para limpar e reerguer a imagem do seu pai, Heinrich Himmler – braço direito de Hitler – e que se manteve activa em círculos neonazis até 2018, ano da sua morte.
Os fantasmas do passado perseguem-nos e o rumo das suas vidas, depois de 1945, suscita as mais diversas interrogações, que poderão, 75 anos depois, ser esclarecidas em Os Filhos dos Nazis. Que ligações mantiveram com os seus pais? Como se vive com um nome diabolizado pela história e pela humanidade? Sentir-se-ão responsáveis pelas atrocidades nazis?
De origem russa, francesa e alemã, a autora é neta de um oficial da Força Aérea Alemã no tempo do nazismo, que sempre se recusou a falar sobre esse período. Foi uma das razões para Tania Crasnianski escrever este livro.
Perturbador, apaixonante e pungente, este é um documento que resulta de uma investigação rigorosa, apoiada em entrevistas, arquivos oficiais, acervos fotográficos e processos judiciais. Um livro essencial para conhecer o passado negro da humanidade e evitar que tais actos hediondos se repitam no futuro.
Os Filhos dos Nazis chega às livrarias de todo o país na próxima terça-feira, dia 23 de Junho. O livro pode ser encomendado, desde já, através de pré-venda, na loja online da Guerra e Paz, Editores.
Os Filhos dos Nazis
Tania Crasnianski
Não-Ficção / História
242 páginas · 15×23· 14,50 €
Nas livrarias a 23 de Junho
Guerra e Paz, Editores