Águeda | Educação: Inscrições on-line para serviços de educação são um sucesso

Águeda | Educação: Inscrições on-line para serviços de educação são um sucesso

19/06/2020 0 Por Carlos Joaquim
Medida foi implementada a 11 de maio como alternativa à presença física nos serviços administrativos –
Na sequência das políticas de modernização administrativa da autarquia de Águeda e das medidas de contenção social impostas no quadro do Estado de Emergência decretado pelo Governo, a Câmara Municipal de Águeda decidiu, em maio do corrente ano, colocar em funcionamento o sistema de inscrições online dos serviços na área da educação, para os diversos níveis de ensino.
“O sucesso desta medida é claramente demonstrado pelas centenas de inscrições já efetuadas nos vários serviços e pelo recurso residual à inscrição presencial”, declara Elsa Corga, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, acrescentando que, tendo em conta a avaliação positiva a esta atuação, este modelo de inscrição será para manter no futuro.
O Município de Águeda tem implementada, desde 2015, a plataforma SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem de acompanhamento e gestão dos serviços de “Transportes Escolares” do 1.º Ciclo ao Secundário, “Atividades de Animação e Apoio à Família” (AAAF) e “Refeições Escolares” no ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta plataforma permite, ao encarregado de educação, aceder diretamente à gestão das refeições escolares do seu educando, bem como consultar faturas, saldos e ementas.
A inscrição nos serviços de refeição (Pré-Escolar e 1.º Ciclo), apoio económicos (1.º Ciclo), AAAF do Pré-Escolar e transportes escolares iniciou a 11 de maio e está a decorrer até dia 14 de agosto, pelo que os encarregados de educação que pretendam inscrever os seus educandos nestes serviços deverão fazê-lo através da plataforma SIGA, no seguinte endereço eletrónico: http://siga.edubox.pt.
Até ao momento e desde 11 de maio, altura da implementação desta medida, os serviços da Câmara de Águeda já receberam um total de 581 inscrições, entre as quais 75 são para a AAAF – Pré-Escolar, 354 para refeições do 1.º Ciclo e 152 para o transporte escolar.
Durante este período, foram ainda solicitados aos serviços a criação de 102 novas credenciais de acesso, para crianças que se irão frequentar, pela primeira vez, os estabelecimentos de ensino do concelho.
Para os encarregsdos de educação que não possuam acesso à Internet, é facultado o atendimento presencial, sob marcação, devendo ser solicitada pelo contacto telefónico 234 611 290, devendo fazer-se acompanhar da necessária de acordo com o expresso no site da autarquia ou afixado no estabelecimento de ensino. Até ao momento, foram apenas solicitados 22 atendimentos presenciais, mostrando, claramente, o sucesso na implementação da medida.