Peregrinos de Tondela cumprem devoção, mas em casa

Peregrinos de Tondela cumprem devoção, mas em casa

11/05/2020 0 Por Carlos Joaquim
Peregrinos do concelho de Tondela estariam hoje quase na reta final do caminho para o Santuário de Fátima, mas, devido à covid-19, a sua devoção terá de ser cumprida apenas com velas acesas e orações em casa.”No final do dia de hoje, ficaríamos a dormir nas Colmeias, a 28 quilómetros do santuário. É com muita tristeza que não o podemos fazer”, afirmou à agência Lusa o presidente da Associação de Peregrinos de Nandufe, Jorge Marques.
Há oito anos que esta associação organiza peregrinações, envolvendo pessoas de várias freguesias do concelho de Tondela.
“A pé, costumavam ir 50 a 60 pessoas e depois íamos mais 20 e tal apoiantes. Éramos sempre à volta de 80 pessoas, entre peregrinos e apoiantes”, referiu Jorge Marques, contando que alguns deles nunca falharam um ano.
Segundo o responsável, “há aqueles que estão mesmo a sofrer, porque sem irem nesta altura a Fátima já não ficam bem”.
Para a peregrinação deste ano, já estavam inscritas cerca de 60 pessoas, que não se vão poder juntar, devido ao risco de contágio do novo coronavírus.
“Temos estado a pedir para rezarem e acenderem uma velinha no dia 12, mas cada um faz à sua maneira. Para os mais chegados, é como se estivéssemos juntos, porque já são muitos anos”, afirmou.
Jorge Marques disse que “algumas pessoas já pediram para organizar uma peregrinação em outubro”, mas, na sua opinião, tal será de evitar, até porque muitos dos voluntários que dão apoio aos peregrinos pertencem a grupos de risco.
A associação dispõe de carrinhas de apoio e de tendas, disponibiliza refeições e serviços de enfermagem e de fisioterapia e organiza as dormidas e os banhos.