PRIMEIRA EDIÇÃO DO GRANFONDO TORRES VEDRAS MONTEJUNTO FOI APRESENTADA

PRIMEIRA EDIÇÃO DO GRANFONDO TORRES VEDRAS MONTEJUNTO FOI APRESENTADA

25/01/2020 0 Por Carlos Joaquim
Torres Vedras e Montejunto serão ligados pela primeira vez por meio de um granfondo, que se realizará no próximo dia 19 de abril, Dia Mundial da Bicicleta.
Trata-se de um “evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade e maiores de 18 anos”.
A apresentação do Granfondo Torres Vedras Montejunto aconteceu no dia 17 de janeiro, no espaço do futuro Museu Joaquim Agostinho.
Na ocasião foi explicado que esta prova terá três distâncias com diferentes quilometragens: granfondo (146 km), mediofondo (103 km) e minifondo (74 km). No âmbito do evento está também previsto a realização, no dia 19 de abril de manhã, de uma caminhada e, nos três dias anteriores, do granfondo kids, uma iniciativa em que participarão alunos da atividade municipal de enriquecimento curricular “Mini Agostinhas”, a qual “pretende apenas fomentar o desporto e o ensino do ciclismo, promovendo junto das crianças o espírito participativo e de equipa, assim como a prática de hábitos de vida saudáveis”.
Segundo João Cabreira, da empresa organizadora do evento, o Granfondo Torres Vedras Montejunto constitui-se como uma “prova de turismo ativo”, para a qual se estima a participação de cerca de mil atletas, sendo seu objetivo dar a conhecer a beleza natural da região onde se realiza, a qual “é espetacular para a prática do ciclismo”. Embora a prova tenha também uma vertente competitiva, o objetivo da mesma é “fomentar a prática desportiva e não a competitividade”.
Este granfondo contará, de resto, com uma inovação: uma categoria relativa a bicicletas elétricas.