Rádio Vagos FM

Rádio Vagos FM

04/07/2020 0 Por Carlos Joaquim

Em 1987 foi fundada em Santo António de Vagos pelo Padre Manuel da Rocha Creoulo, pároco da freguesia, a Rádio Boa Nova, baseada nos valores de inspiração cristã, com o objetivo de promover o Concelho de Vagos. Após cerca de ano e meio de funcionamento agregada aos serviços da Paróquia, no contexto das chamadas rádios piratas, no final de 1988 encerrou as suas emissões por contingência da nova Lei da Rádio.

 NEM SEMPRE A VAGOS FM TEVE ESTE NOME. E TUDO COMEÇOU ASSIM…

Tratou-se de seguida de lhe dar estatuto jurídico próprio e concorrer à atribuição do alvará de radiodifusão reservado ao Concelho de Vagos.

Constituiu-se então a Cooperativa Rádio Emissor de Santo António de Vagos, e elaborou-se o projecto de rádio, sempre sob a dinamização do Padre Creoulo. Atribuído o alvará e remodeladas as instalações e a componente técnica, voltaram as emissões, agora sob a designação de Rádio Voz de Vagos, a 16 de Setembro de 1989. Dois grandes marcos da sua expansão foram a informatização dos estúdios e o aumento de potência de 500 para 1000 watts, na sequência do primeiro apoio do Estado à modernização tecnológica.

Posteriormente foi colocada uma torre de emissão na parte alta do Concelho em terrenos entretanto adquiridos, o que veio melhorar sensivelmente a cobertura radiofónica. Em 2004 a equipa da Rádio procedeu a uma reformulação geral da programação, a qual resultou num enriquecimento assinalável do serviço da Rádio à região.Seguidamente a aposta foi na modernização de todos os equipamentos, no sentido de dotar a rádio da melhor capacidade técnico possível para a realização do seu trabalho.

Hoje, a VAGOS FM é uma das poucas rádios que nesta região, apesar das dificuldades sempre acrescidas, continuam a manter o projeto inicial de uma rádio da região para a região.

Não deixem de visitar o site da Rádio Vagos FM pelo link http://www.vagosfm.com/