Loulé | CONCERTOS DE ANO NOVO, MOZART & PIAZZOLLA E CÂNTICOS DE CHAROLAS ABREM NOVA TEMPORADA DO CINE-TEATRO LOULETANO

Loulé | CONCERTOS DE ANO NOVO, MOZART & PIAZZOLLA E CÂNTICOS DE CHAROLAS ABREM NOVA TEMPORADA DO CINE-TEATRO LOULETANO

31/12/2019 0 Por Carlos Joaquim
A entrada em 2020 celebra-se com música erudita e popular em Loulé no palco do Cine-Teatro, que celebra 90 anos de vida, e no Auditório do Solar da Música Nova, no âmbito do arranque da sua nova programação artística.
A 1 de janeiro, quarta-feira, realizam-se os já tradicionais concertos de Ano Novo a cargo da Orquestra Clássica do Sul, com apresentações às 16h00 e às 18h00. Esperam-se espetáculos contagiantes e plenos de vivacidade e envolvimento do público, à semelhança do que tem acontecido em anteriores edições. O maestro convidado é Frank Zielhorst, Maestro Titular da orquestra britânica Sinfonia Viva e a Orquestra Clássica do Sul interpreta obras de Strauss, Mozart, Nielsen e Lumbye, tendo cada concerto a duração prevista de 60 minutos e o valor por pessoa de 10 € (sem descontos aplicáveis).
No dia 4 de janeiro, pelas 15h00, terá lugar no mesmo palco o não menos habitual concerto de Charolas e Janeiras de Loulé, no qual participam: Grupo de Janeiras da AGAL/Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, Charola das Barreiras Brancas/AGAL, Charola Ossónoba, Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro, Charola da Banda Musical de Tavira e Charola Juvenil Bordeirense.
Os cânticos natalícios, bem como as canções ligadas ao Ano Novo e aos Reis, possuem uma expressão muito significativa na cultura popular algarvia. Assim, um pouco por todo o Algarve, da serra ao mar, ecoam vozes que, aquecidas por uma fé fortemente enraizada ou pelo prazer do convívio social e do desafio criativo e artístico de manter e renovar a tradição, entoam versos em que celebram a rota para Belém, o canto do Presépio, os cantares do Ano Bom e os cânticos de Reis. A organização deste evento pertence à Associação Grupo dos Amigos de Loulé, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. O espetáculo, de entrada gratuita, tem uma duração prevista de três horas.