COIMBRA | Orquestra do Centro e Teatrão recebem 50 000 euros para projetos educativos e sociais

COIMBRA | Orquestra do Centro e Teatrão recebem 50 000 euros para projetos educativos e sociais

24 de Setembro, 2019 0 Por Carlos Joaquim

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na sua reunião desta segunda-feira, a atribuição de dois apoios pontuais, no valor de 25 mil euros cada, à Orquestra Clássica do Centro (OCC) e ao grupo O Teatrão, para a concretização de projetos educativos e sociais nas áreas da música e do teatro, respetivamente. 

A OCC vai continuar, assim, com os projetos “Na Música Todos Contam” e “A Orquestra vai à escola – para jovens de todas as idades”, enquanto O Teatrão prossegue com os projetos “Ver e Pensar: Há tempo para tudo” e “P’rós Grandes: de trás pra frente”.
Estes programas são dirigidos a crianças de jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da rede pública e a idosos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. Até ao momento, já beneficiaram destes programas cerca de mil idosos e três mil crianças.
A CMC promove, desde 2015, o Programa Municipal Socioeducativo, Cultural e Intergeracional junto de crianças e idosos do concelho. Um programa que se desenvolve em duas vertentes, a música e o teatro, e que tem sido concretizado pela OCC e pelo O Teatrão, respetivamente, com o objetivo de criar “comunidades mais participativas e, consequentemente, mais ativas e informadas, combatendo assimetrias sociais e territoriais”, lê-se na génese do projeto. Uma forma da autarquia proporcionar a igualdade de oportunidades no acesso à Cultura a todas as crianças e idosos do concelho.