Politica | PS mais longe da maioria absoluta. PSD recupera… mas pouco

Politica | PS mais longe da maioria absoluta. PSD recupera… mas pouco

16 de Setembro, 2019 0 Por Carlos Joaquim
É o primeiro recuo nas intenções de voto desde abril deste ano. Em setembro o PS viu encurtar-se a distância face ao PSD. O aumento do número de indecisos, sobretudo na área socialista, ajuda a explicar este resultado.
Se as eleições fossem hoje, em que votaria? A pergunta que nos últimos meses foi acumulando cada vez mais intenções de voto no Partido Socialista, em setembro, parece ter sido de resposta mais difícil. O número de indecisos que respondeu ao inquérito da Pitagórica para a TSF e para o JN disparou de agosto para setembro (de 19,6% para 28,4%) e isso parece ter afetado sobretudo as intenções de voto no PS.
Assim, este mês, o Partido Socialista liderado por António Costa recolhe 39,2% das intenções de voto. É um trambolhão de 4,4 pontos percentuais (pp) face ao mês anterior. Em sentido inverso, o PSD de Rui Rio recupera 2,9 pp, para 23,3% dos inquiridos que parecem agora disponíveis para votar nos sociais-democratas. A distância entre estes dois partidos – que pode ser determinante para uma eventual maioria absoluta – é agora de 15,9 pontos.