Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra apresentada no Dia Internacional do Microrganismo

Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra apresentada no Dia Internacional do Microrganismo

13 de Setembro, 2019 0 Por Carlos Joaquim
A 17 de setembro celebra-se o Dia Internacional do Microrganismo. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) junta-se às comemorações, em linha com outras instituições do país, da Europa e do mundo, promovendo várias iniciativas, entre os dias 14 e 17 de setembro, com a colaboração do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.
Do programa, que inclui várias apresentações sobre a importância dos microrganismos no desenvolvimento de estratégias sustentadas para a na nossa sociedade, destaca-se a apresentação pública da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra (UCCCB), que terá lugar no dia 17 de setembro, pelas 12 horas.
Instalada na plataforma técnica do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, a UCCCB é a primeira coleção portuguesa de bactérias registada e reconhecida pela Federação Mundial de Coleções de Cultura (WFCC – World Federation of Culture Collections). Tem por missão identificar, preservar, caracterizar e distribuir estirpes bacterianas de referência e recursos genéticos e, ao mesmo tempo, oferecer serviços orientados para o cliente, contribuindo assim para aumentar a compreensão sobre os microrganismos e a sua diversidade, de modo a fomentar a aplicação dos recursos biológicos na solução dos problemas.