Moçambique | Eusébio e Mutola exemplos de quem não desistiu de lutar pelos seus sonhos

Moçambique | Eusébio e Mutola exemplos de quem não desistiu de lutar pelos seus sonhos

06/09/2019 0 Por Carlos Joaquim
Conhecido amante do desporto Jorge Mario Bergoglio citou os maiores desportistas de Moçambique, Eusébio da Silva e Maria Mutola, para inspirar nesta quinta-feira (05) os jovens a não desistirem de lutar pelos seus sonhos.
“Recordo um grande jogador destas terras que aprendeu a não se resignar: Eusébio da Silva, a pantera negra. Começou a sua vida desportiva no clube desta cidade. As graves dificuldades económicas da sua família e a morte prematura do seu pai não impediram os seus sonhos; a sua paixão pelo futebol fê-lo perseverar, sonhar e continuar para diante… chegando a marcar 77 golos para este clube de Maxaquene! Não faltavam razões para se resignar…” disse o Papa Francisco.
O Santo Padre continuou: “O seu sonho e vontade de jogar lançaram-no para diante, mas igualmente importante foi encontrar com quem jogar. Bem sabeis que, numa equipa, não são todos iguais, nem fazem as mesmas coisas ou pensam da mesma maneira. Cada jogador tem as suas características, como podemos descobrir e desfrutar neste encontro: vimos de tradições diferentes e inclusive podemos falar línguas diversas, mas isto não impediu de nos encontrarmos. Muito se sofreu e continua a sofrer, porque alguns se julgam no direito de determinar quem pode «jogar» e quem deve ficar fora do campo, e que passam a vida dividindo e contrapondo. Hoje vós, queridos amigos, sois um exemplo e testemunho de como devemos agir”.