Moçambique | MISAU apela todos que tomaram 1ª dose em Cabo Delgado “para virem tomar a 2ª dose da vacina para ficarem imunes contra cólera”

Moçambique | MISAU apela todos que tomaram 1ª dose em Cabo Delgado “para virem tomar a 2ª dose da vacina para ficarem imunes contra cólera”

15 de Junho, 2019 0 Por Carlos Joaquim
O Ministério da Saúde (MISAU) apelou nesta quinta-feira (13) a todos os cidadãos que receberam a 1ª dose da vacina contra a cólera na Província de Cabo Delgado, “para virem tomar a 2ª dose da vacina para ficarem imunes contra cólera durante aproximadamente 5 anos”.
A partir de segunda-feira (17) até sexta-feira (21) aproximadamente 600 profissionais de Saúde vão tentar vacinar as mesmas 250 mil pessoas que foram imunizadas contra a cólera em meados de Maio último na Cidade de Pemba, e nos distritos de Mecúfi e Metúgi.
“O objectivo de dar uma segunda dose da vacina contra a cólera é construir imunidade de longo prazo dos indivíduos que recebem duas doses, para que um indivíduo fique imune contra a cólera por aproximadamente 5 anos esse individuo precisa de receber duas doses da vacina” explicou o Dr. Ilesh V. Jani em conferencia de imprensa onde apelou “a todos aqueles que tomaram a 1ª dose para virem tomar a 2ª dose da vacina para ficarem imunes contra cólera durante aproximadamente 5 anos”.
Porém o médico alertou que apesar da imunização, que é considerada uma medida complementar de prevenção, “a vacinação só por si não chega para prevenir a cólera (…) temos que continuar a trabalhar com a água, saneamento e com a higiene individual e colectiva”.