Formação à medida para as empresas de Estarreja – Mais de 50 cursos previstos até ao final do ano

Formação à medida para as empresas de Estarreja – Mais de 50 cursos previstos até ao final do ano

21 de Maio, 2019 0 Por Carlos Joaquim
A Câmara Municipal de Estarreja associou-se a entidades formadoras para criar um plano de formação profissional feito à medida das necessidades das empresas de Estarreja. O objetivo é criar uma resposta ajustada, que por um lado pretende combater os baixos níveis de qualificação da população ativa e, por outro, fomentar a produtividade. A autarquia apresentou na passada terça-feira o catálogo de formação especializada para a indústria de Estarreja, elaborado em parceria com a ATEC, associação de formação para a indústria, e do CATEC, Campo Tecnológico da Região de Aveiro. 
De acordo com o cronograma definido, entre junho e dezembro deste ano, irão realizar-se mais de 50 cursos abrangendo as áreas de desenvolvimento pessoal e organizacional, lean, energia e sistemas de automação e mecânica industrial. O Centro de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja, onde se realizou a apresentação do catálogo, será o espaço que receberá as ações.
Apostar na qualificação dos trabalhadores é apostar na competitividade
“relevante tecido empresarial” do município e a “falta de mão de obra ajustada” foram fatores determinantes para a concretização deste “projeto diferenciador”, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina. “A formação profissional, tão importante como a formação académica ou qualquer outra, é o parente pobre da formação em Portugal.” Não em Estarreja ao “promover a cooperação ativa com entidades com experiência comprovada na área”.