ULS Nordeste | Eficiência energética

ULS Nordeste | Eficiência energética

17/05/2019 0 Por Carlos Joaquim
A Unidade Hospitalar de Bragança vai ser alvo de um investimento de 3,6 milhões de euros (M€) em obras de melhoria de infraestruturas e de reconversão dos sistemas energéticos.
Este projeto da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem financiamento comunitário aprovado em 95%, no âmbito de uma candidatura apresentada ao PO_SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, pelo que está em curso a preparação do concurso para dar início aos trabalhos previstos.
A beneficiação vai rer ser realizada através da utilização de LED em toda a iluminação, de aquecimento de água por painéis solares térmicos, instalação de um sistema de gestão técnica centralizado, isolamento de fachadas, novos envidraçados, troca de equipamento de produção e distribuição térmica, e produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos para autoconsumo.
A gestão inteligente da energia nos edifícios hospitalares, com muito maior eficiência e menor impacto ambiental, possibilitará uma redução de consumo de energia primária de cerca de 30%.