Eurodeputado do Partido da Terra, José Inácio Faria, integra Delegação de Eurodeputados à Nicarágua

23/01/2019 0 Por Carlos Joaquim
O Eurodeputado José Inácio Faria integra a delegação de Eurodeputados que se deslocaram à Nicarágua entre os dias 23 e 26 de Janeiro.
Resultado de imagem para Eurodeputado do Partido da Terra, José Inácio Faria, integra Delegação de Eurodeputados à Nicarágua
O Vilaverdense
José Inácio Faria, Membro da Delegação para as Relações com os Países da América Central (DCAM) e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (DLAT), refere que “a visita assume particular importância no actual contexto político e social que se vive na Nicarágua. A presença de eurodeputados no país neste momento pode contribuir para alcançar uma solução negociada para a crise e ser um factor de esperança para os nicaraguenses que, no seu País e no exilio, aguardam o fim da repressão e das graves violações dos direitos humanos que causaram já mais de 300 mortos.”
 Durante a visita, os Eurodeputados reunir-se-ão com o Presidente da República da Nicarágua, Daniel Ortega, com o Presidente da Assembleia Nacional, Gustavo Porras, com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e com membros da Comissão dos Assuntos Externos. A delegação requereu, ainda, ao Governo da Nicarágua condições para reunir-se com activistas políticos, defensores dos direitos humanos, ambientalistas e presos políticos. No final desta visita a delegação apresentará ao Parlamento Europeu um relatório sobre as suas observações, com as conclusões acerca das reuniões com representantes governamentais, da oposição e da sociedade civil.
Outrora considerado um dos países mais estáveis e seguros da América Central, a Nicarágua vive hoje, desde as manifestações de 18 de Abril de 2018, a pior crise sociopolítica desde a queda da ditadura de Somoza e do triunfo da Revolução Sandinista em 1979.