CHTMAD | Novo TAC

04/12/2018 0 Por Carlos Joaquim
TAC651
Unidade Hospitalar de Chaves com novo equipamento.
Entrou em funcionamento, no Serviço de Imagiologia da Unidade Hospitalar de Chaves, um novo equipamento de tomografia axial computorizada (TAC).
Em comunicado, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) refere que este novo equipamento, além de ser uma plataforma mais evoluída e tecnologicamente mais avançada, permite estudos que o anterior TAC não conseguia realizar, nomeadamente angio-TC, entero-TC e colonoscopias virtuais.
Entre outras vantagens, este equipamento permite um diagnóstico mais rápido e com maior qualidade, expondo os utentes a menos radiação, e permitindo uma poupança de consumíveis e energia desta unidade hospitalar.
Devido aos investimentos realizados, desde o ano passado, no Serviço de Imagiologia da Unidade Hospitalar de Chaves, nomeadamente com a aquisição de um ecógrafo, a instalação de uma nova sala de raio-X digital e este novo TAC, o CHTMAD afirma que estamos perante a renovação da área imagiológica nesta unidade hospitalar.
Assim sendo, no início do próximo ano, e com a instalação da segunda sala de raio-X digital, estarão criadas as condições para que o parque tecnológico da Unidade Hospitalar de Chaves fique renovado por um período de dez anos.
O comunicado, o CHTMD acrescenta ainda que, no início de 2019, será também substituído o equipamento de endoscopia (gastroenterologia) nesta unidade.