Sensibilizar para prevenção de tráfico de seres humanos

13/11/2018 0 Por Carlos Joaquim

O Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, recebeu cerca de 120 alunos dos ensinos secundário e profissional na tarde do dia 13 de novembro, na sessão de sensibilização sobre tráfico de seres humanos.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Associação Saúde em Português, tendo envolvido alunos do Agrupamento de Escolas Nascente e da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande.
A sessão foi conduzida por Ana Figueiredo, daquela associação, com o objetivo de sensibilizar, prevenir e informar sobre o tráfico de seres humanos, bem como responsabilizar e alertar para os seus direitos cívicos enquanto crime público.
A atividade visou capacitar os jovens para a adoção de um papel ativo na prevenção, combate e acompanhamento de vítimas ou potenciais vítimas deste tipo de crime.
Esta ação incluiu-se no âmbito da exposição “Mercadoria Humana – Fotografia e Artes Plásticas”, que está em exibição na Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, frente ao Jardim Stephens, até ao dia 30 de novembro.
A exposição “Mercadoria Humana – Fotografia e Artes Plásticas” contempla fotografias e sete obras em fibra de vidro (manequins) sobre as quais foram realizadas intervenções plásticas, de modo a promover à comunidade local a sua visualização, sensibilizando e informando para o tráfico de seres humanos.
Trata-se de um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.