Manhã de sábado: Em direto/ “Temos de ter força para ir para Governo com PS”
Arranca a XI Convenção do Bloco de Esquerda. O líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, segue para o congresso no carro do Observador. Catarina Martins chega às 10h45. Acompanhamos ao minuto.
Sem contestação à liderança, o partido prepara-se para o futuro e já assume que não tem medo de governar. Na XI Convenção aparecem unidos, uns mais trotskistas que outros. Quem são os protagonistas?
Fernando Negrão considerou “encerrado” o caso das falsas presenças assinaladas no parlamento, no que toca à bancada, mas salientou que a troca de ‘passwords’ não é uma prática generalizada no PSD.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu este sábado um aviso amarelo para 16 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte e agitação marítima no domingo.
A Comissão de Trabalhadores da RTP considerou que a contratação de duas jornalistas externas para a Direção de Informação é um “escândalo sem fim”.
Até agora, o quilograma era definido pela massa de um pequeno cilindro de metal guardado a sete chaves em Paris. Mas isto vai mudar. Cientistas votam a decisão na próxima semana.
“Camp Fire” é um dos três maiores incêndios a atingir o estado norte-americano da Califórnia. E é o mais destrutivo da história dos Estados Unidos. Duas cidades desapareceram. Nove pessoas morreram.
O Presidente dos EUA criticou o seu homólogo francês assim que chegou a Paris para as comemorações do centenário do Armistício, a propósito da proposta de criação de um exército europeu.
A I Guerra Mundial acabou há cem anos. Há 20, Niall Ferguson publicava “O Horror da Guerra”, que desafia algumas ideias aceites e provocou polémica na Grã-Bretanha. Chegou a Portugal em 2018.
O arquiteto português João Luís Carrilho da Graça é o vencedor da primeira edição do prémio italiano de arquitetura Leon Battista Alberti, numa escolha feita por unanimidade, anunciou a organização.
Já sabe onde vai comer este fim-de-semana? Na listagem que se segue tem uma compilação de espaços a norte e sul do país que vão do México à Ribeira portuense. É só escolher. Bom apetite
Opinião
Alberto Gonçalves
Já chega que os eleitores brasileiros, americanos, ingleses, italianos ignorem os alertas da esquerda e façam o que lhes apetece. Não há direito que um jornal, para cúmulo português, repita a afronta.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Portugal não pode ser insensível a este drama humanitário: mais do que uma questão religiosa, é um caso de justiça e de respeito pelos mais elementares direitos humanos.
Rui Ramos
O radicalismo explora hoje o chamado “populismo” como um espantalho para eliminar a esquerda moderada. A lógica é esta: se Trump é um Hitler, o seu inimigo tem de ser Estaline.
Luís Campos e Cunha
Salazar não era revolucionário como o fascismo, era conservador. Era mesmo avesso ao progresso industrial, era reacionário, via a felicidade do povo na ruralidade: cada família com a sua junta de bois
José Miguel Pinto dos Santos
Não será que hoje se age, fala e se publicam tweets depressa demais? Se se toma uma decisão irrefletida e danosa, ao menos que haja coragem moral para se retificar o que houver a retificar. Ao menos.
MAGG
Catarina da Eira Ballestero
Bebé de 12 dias morreu com uma infeção do vírus da herpes causada por um beijo. Um pediatra alerta para os perigos deste contacto.