Dia do Pão e da Alimentação
DGS celebra a data com ementa que destaca reutilização de sobras. |
No dia 16 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão. Para assinalar a data, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, elaborou uma ementa em que «se celebra o pão» como alimento saudável, central na tradição mediterrânica.
Elaboradas em conjunto com o Chef Fábio Bernardino e a sua equipa, as receitas presentes na ementa do refeitório da Direção-Geral da Saúde, conhecido como «Clube DGS», salientam a reutilização das sobras de alimentos, a sustentabilidade alimentar – com a utilização de produtos locais e sazonais – e a promoção de uma alimentação saudável, sem adição de sal e com baixo teor em gordura e açúcares.
O objetivo da iniciativa passa por relembrar a importância de hábitos alimentares saudáveis no local de trabalho e, acima de tudo, o convívio à volta da mesa, que é um dos pilares do padrão alimentar mediterrânico, refere a DGS.
Dia Mundial da Alimentação
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979, pelos países membros, na 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO – sigla em inglês).
A data de 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
Objetivos
Dia Mundial do Pão
Comemorada a 16 de outubro, a data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins, em 2000, para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas.
Para saber mais, consulte:
- Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura > Dia Mundial da Alimentação (em inglês)
- Portal SNS > Pão Com Menos Sal