Via Central de Coimbra passará a designar-se Avenida Professor Doutor João Calvão da Silva

17/05/2018 0 Por Carlos Joaquim
Segundo proposta da União de Freguesias de Coimbra
Por proposta do Presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, foi aprovado por unanimidade em reunião de executivo, e por maioria, em Assembleia de Freguesia, a proposta de solicitar à Câmara Municipal de Coimbra que João Calvão da Silva fique imortalizado na futura Via Central que se passaria a chamar Avenida Professor Doutor João Calvão da Silva, numa homenagem a um académico brilhante, um político por devoção e um amigo da cidade.
Nasceu em Trás-os-Montes, numa pequena aldeia de Montalegre no seio de uma família humilde. Aluno brilhante desde bem novo, aos 12 anos bateu à porta do Mosteiro de Singeverga, em Santo Tirso, com o objectivo de seguir a via monástica e prosseguir os estudos. Quatro anos depois foi para Lamego onde fez o liceu, no Colégio da Ordem Beneditina, ingressando a seguir na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, terminando a licenciatura em 1975, durante o Verão quente, tendo-se doutorado em 1990, também em Coimbra.
Professor catedrático da Faculdade de Direito desde 2003, foi um jurisconsulto reconhecido e um professor acarinhado pelos seus alunos.
Entre 1985 e 1992, foi presidente da Comissão de Fiscalização da TAP e nos anos de 1992 a 1995 foi membro do Conselho Superior do Ministério Público, tendo também integrado o Conselho Superior da Magistratura, até 2009.
João Calvão da Silva foi deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo de Coimbra, entre 1995 e 1999. Desempenhou funções como secretário de Estado Adjunto de Carlos Mota Pinto, então vice-primeiro-ministro, entre 1983 e 1985 e mais recentemente como ministro da Administração Interna em 2015.
Não era um filho de Coimbra, mas sentia-a como sua, tendo nela constituído família e criado os seus três filhos.
O presidente da União das Freguesias de Coimbra irá, na próxima Assembleia Municipal de Coimbra, “apresentar esta proposta em nome da União das Freguesias de Coimbra com a certeza que Coimbra, através deste orgão representativo dos seus cidadãos, saberá honrar um dos seus melhores”.