CDS quer saber quando é que Governo prevê colmatar falha na cadeia de comando da PSP de Coimbra

09/11/2017 0 Por Carlos Joaquim
Numa pergunta submetida hoje ao Ministro da Administração Interna, os deputados do CDS-PP Telmo Correia, Vânia Dias da Silva, Nuno Magalhães, Ana Rita Bessa e Filipe Anacoreta Correia querem saber quando é que o Governo prevê colmatar falha na cadeia de comando da PSP de Coimbra.
Na sequência de uma reunião, solicitada por dois vereadores da Câmara Municipal de Coimbra ao Comando Distrital de Coimbra da Polícia de Segurança Pública (PSP), para discutir os níveis de segurança na cidade de Coimbra, foram os mesmos surpreendidos com a notícia de que o Comando Distrital de Coimbra daquela força de segurança está sem comandante há cerca de quatro meses.
De acordo com a explicação que lhes foi transmitida, o comandante distrital que estava em funções assumiu o comando distrital de Braga, em julho do corrente ano, não tendo ainda sido nomeado o respetivo sucessor, nomeação essa que é da competência do Governo.
Não é só a cidade de Coimbra que regista uma onda de assaltos a residências e de rixas e agressões, durante o período noturno e não só – como recentemente foi divulgado num vídeo que passou em todos os órgãos de comunicação social -, são também outros aglomerados urbanos que se encontram na área territorial deste comando distrital.
O CDS-PP defende que urge proceder à nomeação de novo comandante distrital para Coimbra, a bem da segurança e confiança dos conimbricenses, e não só, bem como para repor a funcionalidade e eficácia da PSP naquele comando distrital.
Assim, os deputados querem saber, desde logo, se o ministro tem conhecimento da situação, se considera que a mesma compromete a eficácia e o funcionamento da PSP no distrito de Coimbra e para quando prevê o Governo colmatar esta falha na cadeia de comando da PSP.