Boi voador em cidade francesa
Luis Dufaur (*)
|
||||
O boi chamado Caïet salvou a concórdia geral
Aproxima-se a data de 13 e 14 de julho em que os habitantes de Saint-Ambroix (Santo Ambrósio), na França, tentam fazer um boi voar na festa do “Volo Biòu” O problema começou há séculos e foi que pelo excesso da colheita da uva, não havia mais um recipiente livre na cidade para guardar o vinho. O que fazer?
O prefeito vestiu-se de gala e anunciou uma festa
“Eu tenho que achar algo”, pensava o prefeito em face do motim. Sua mulher teve uma ideia. Então o prefeito pegou suas mais belas vestes, foi até a praça principal cheia de descontentes, e disse: “Meus amigos, nós vamos organizar uma imensa festa”.
Saint-Ambroix: a produção demasiada de vinho inspirou a curiosa decisão
A surpresa foi geral. Todo mundo ficou mudo diante de semelhante afirmação. Mas o prefeito era sério demais para mentir. No dia anunciado, milhares de curiosos acorreram dos quatro cantos. Fazia tanto calor que o vinho saía em cascata das mãos dos habitantes de Santo Ambrósio, todos eles transformados em taverneiros. Por fim, após uma demorada preparação, o boi Caïet foi levado em cortejo, ornado com magníficas asas e acompanhado por toda a população. Tendo chegado ao topo do morro, nosso bom boi foi jogado no ar sob aplausos e aclamações. Mas, ele se precipitou no vazio e se espatifou, deixando seus restos um pouco por toda parte! O prefeito tinha razão! E a festa do vinho se repete até hoje.
( * ) Luis Dufaur é escritor, jornalista, conferencista de política internacional e colaborador da ABIM
|