Lucro do Santander sobe mais de 100% após compra do Banif

27/04/2016 0 Por Carlos Joaquim
27 Abr, 2016 – 09:13

Banco destaca o “impacto positivo em toda a conta da incorporação da actividade” do naco do Funchal.

Veja também:
O grupo Santander anunciou lucros de 121 milhões de euros em Portugal no primeiro trimestre do ano, mais 121% face a 2015, e referiu o “impacto positivo em toda a conta da incorporação da actividade do Banif”.
Numa comunicação ao mercado espanhol, o banco destaca que “o lucro atribuído do primeiro trimestre é de 121 milhões de euros, mais do dobro do que obtido até Março do ano passado (+121%)”, e aponta “o impacto positivo ao longo de toda a conta da incorporação da actividade do Banif”, que o Santander comprou no ano passado por cerca de 150 milhões de euros.
“O conjunto das margens de juros e das comissões cresceram 30%, enquanto os custos subiram 25%”, realçou o Santander, acrescentando uma outra razão para a subida dos lucros.
“Adicionalmente, as receitas reforçaram-se com os resultados de operações financeiras originados na venda de carteiras”, salientou.
A margem bruta do Santander em Portugal alcançou os 337 milhões de euros no primeiro trimestre (mais 41,5% do que ano passado), enquanto a margem líquida foi de 183 milhões (mais 59,6%). O lucro atribuído ao grupo foi de 121 milhões de euros (mais 121,4%).
Sobre a evolução do negócio em Portugal, com a compra do Banif, o Santander indica que o crédito aumentou 24%, para os 30 mil milhões de euros.
“A incorporação dos saldos do Banif representou uma mudança na sua estrutura, aumentando o peso do segmento de empresas para 35% (31% em Março de 2015). Em termos comparáveis, sem o efeito desta incorporação, os saldos diminuiriam em 2% (o que é um melhor comportamento do que o mercado”, assinala o banco.
Por outro lado, os recursos aumentaram 22%, para os 30,6 mil milhões de euros, “principalmente devido à incorporação dos depósitos do Banif”.
“Em termos homogéneos, o total de recursos regista um aumento de 4%, compatível com uma gestão muito focada na redução do custo dos depósitos”, acrescenta o Santander.
Fonte: rr.sapo.pt