Hora de Fecho: Relíquias. Santos, rosas e caudas de jumento

20/02/2016 0 Por Carlos Joaquim

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!

RELIGIÃO 

A mão de Santa Isabel que vai ser exibida em Coimbra é apenas uma atracção discreta numa tradição de relíquias prodigiosas que teima em não se extinguir. José Carlos Fernandes conta vários casos.

PARQUE DAS NAÇÕES 

Foi longo o interrogatório dos pais da criança que caiu de um 21º andar. O casal de nacionalidade chinesa não percebe português. Ficam obrigados a apresentar-se periodicamente às autoridades.

STARTUPS 

Este é Ricardo Santos, o algarvio que em 25 segundos convenceu Chamath Palihapitya a investir um milhão de dólares numa app. Uma história feita de sucesso, retrocessos, e muita determinação.

BREXIT 

O primeiro-ministro britânico anunciou a data para o referendo que vai decidir a continuidade do pais na UE este sábado depois do acordo com os líderes europeus. Será no dia 23 de junho.

BREXIT 

Enquanto não se conhece o documento final do acordo, o Observador reuniu as medidas citadas por David Cameron para evitar o Brexit, após a cimeira da Comunidade Europeia.

UMBERTO ECO 

Entre excertos dos livros que escreveu e citações publicadas em entrevistas, o escritor italiano deixou pouco por explicar. Ou então fez-nos acreditar nisso. Recordamos algumas confissões.

LITERATURA 

Esta não é a bibliografia completa de um autor incansável, na quantidade e nos géneros que assinou. É uma selecção feita a partir dos títulos com edição portuguesa, em diferentes tempos e vontades.

UMBERTO ECO 

O primeiro e mais célebre romance de Umberto Eco é o resultado de todas as suas grandes paixões juntas numa história de mistério e linguagem.

ÓBITO 

O escritor italiano Umberto Eco morreu esta sexta-feira, em Milão. Tinha 84 anos.

FIFA 

O candidato à presidência do organismo que regula o futebol mundial quer que as pessoas votem em livre consciência e não “de um modo forçado”.

VAIDADES 

É uma das poucas mulheres a ter sido chamada de supermodelo. É também um ícone incontornável no mundo da moda. A mulher do sinal mais famoso de sempre completa meio século de vida este sábado.

Opinião

João Marques de Almeida

Não faltará muito até o desrespeito pela liberdade se tornar questão importante. As esquerdas radicais nunca exercem o poder em vão. É por isso que as tradições liberais são mais importantes que nunca

André Azevedo Alves

O caso do Banco de Portugal soma-se a outras medidas “relâmpago” da governação que parecem seguir uma estratégia simples, clara e directa: reverter cegamente tudo o que foi feito pelo anterior governo

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Se no encontro do Papa Francisco com o Patriarca de Moscovo não se ultrapassaram todas as diferenças, criou-se um clima de diálogo e confiança, via para a reunificação das 2 principais igrejas cristãs

José Manuel Fernandes

Não, não e não: o ataque ao Governador do Banco de Portugal não tem nada a ver com os “lesados do BES”. Tem sim tudo a ver com a vontade do PS de António Costa de o substituir por alguém a seu gosto.

Paulo Ferreira

Esta acção de “bullying” sobre o governador fragiliza o Banco de Portugal. É uma briga que tem mais de partidário do que de institucional e que não nos levará a um resultado melhor do que temos agora.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:

no Facebook no Twitter por e-mail

Leia as últimas

em observador.pt

Observador

©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa