O que vamos beber e comer nos próximos tempos

14/01/2016 0 Por Carlos Joaquim
Lifestyle

Texto alternativo para a imagem

Quinta-feira, 14 Janeiro 2016

Fotografia do autorPor ANA DIAS FERREIRA
Editora de Lifestyle

Admiro aquelas pessoas que decidem a roupa de véspera e ao domingo já sabem o que vão comer durante a semana inteira. Poupam tempo e quase de certeza poupam dinheiro, enquanto eu me continuo a reger por uma espécie decarpe diem doméstico que muitas vezes implica ficar a olhar para o roupeiro como se estivesse a passar um documentário da BBC Vida Selvagem nos cabides, ou abrir o frigorífico e perceber que já só há tremoços e iogurtes.
Adivinhar o que nos vai apetecer é um exercício louvável, e ainda mais louvável, atrevo-me a dizer, é o que o Tiago Pais fez esta semana: sem se limitar a planear uma ementa para os dias úteis, ele tomou o pulso às tendências gastronómicas e diz-nos o que vamos beber e comer este ano nos principais restaurantes.
Responder a perguntas e desejos é aliás o que tentamos fazer todos os dias aqui no Lifestyle, seja a eterna questão da guerra dos sexos (quem conduz melhor, homens ou mulheres?), seja algo mais do foro íntimo (tampões ou pensos higiénicos, o que diz a saúde?), seja o que é mais pesquisado no Google a nível de beleza (como controlar a eletricidade estática do cabelo e outras dúvidas, respondidas aqui) ou ainda os produtos a usar nos longos banhos de inverno.
Por muito que desejemos já não é possível ir comprar “as mais finas essências e águas de toilette” da Europa à perfumaria Mimosa, na Baixa, mas podemos sempre recordar 25 lojas históricas de Lisboa que deixaram saudades e, já agora, descobrir uns quantos factos curiosos sobre as fragrâncias masculinas.
Se sai de casa de manhã perfumado e com toda a energia do mundo, a planear fazer um risoto para o jantar e ler Os Irmãos Karamazov ao serão, mas chega estoirado e acaba por encomendar comida enquanto vê vídeos de gatinhos no YouTube, ria-se ao menos da situação com a ajuda destas ilustrações que captam a vida contemporânea com humor. São feitas em post-its, mas às vezes um post-it basta para passar uma mensagem.
Boa sexta-feira e um descanso merecido. Até quinta.
Para saber
BEM-ESTAR

10 dicas para curar a depressão de inverno

Excesso de sono, cansaço extremo e irritação. Se se identificou com estes sintomas, é provável que precise de apanhar sol. Reunimos algumas dicas para dar luz a estes dias cinzentos.
ALIMENTAÇÃO

Este artigo não contém glúten

É uma das proteínas mais ingeridas no mundo e, mesmo assim, há quem a exclua da dieta alimentar por opção própria. Vilão ou super-herói, até já há restaurantes que lhe fecham as portas.
ESTUDOS

Cinco remédios caseiros que fazem maravilhas

As mezinhas existem desde que o mundo é mundo e, tal como os ditados, têm o seu fundo de verdade. Agora que as suas vantagens foram comprovadas pela ciência, é começar (ou continuar) a fazê-las.
HAPPN

Foi assim que aconteceu: o teste à app pós-Tinder

A Happn ajuda-nos a encontrar quem deixámos escapar no comboio, na paragem de autocarros ou na fila do supermercado. Funciona por geolocalização e em tempo real, e promove o amor à primeira vista.
Para fazer
Texto alternativo da imagemEXERCÍCIO FÍSICO

O plano de treino para começar a correr

Quer ser um ás da corrida ou simplesmente levantar o rabo do sofá? Bastam 5 semanas para passar de novato a maratonista com este plano elaborado pelo Observador. Calce os ténis e faça-se à estrada.
LAZER

Sugestões para um fim de semana em cheio

Estreias apetecíveis no teatro, uma homenagem a David Bowie, outra ao realizador japonês Hayao Miyazaki e um festival de tango são algumas das nossas sugestões para o fim de semana.
BARES

No menu do BOP há café, bagels e discos de vinil

Filipe Ribeiro pegou em 3.500 discos de vinil e levou-os para o novo BOP Café. Há sempre um disco a tocar, mas o cliente pode ouvir o que quiser num dos três postos de escuta individuais do bar.
Para comprar
UNDER THE COVER

Confie na montra: esta loja vende grandes revistas

Chama-se Under the Cover, acabou de abrir em Lisboa e é uma loja que mostra que há revistas por esse mundo fora que vale a pena conhecer. Nas prateleiras também há livros e porta-chaves provocadores.
100% PORTUGUÊS

Diga iellow ao mel em saquetas

Para temperar saladas no trabalho, enviar no lanche dos filhos ou ter no bolso dos desportistas, chegou o mel em unidoses. A ideia é de uma marca portuguesa para quem há mel para além das constipações
COMPRAS

Tudo o que precisa para começar a treinar a sério

“Run, Forrest, run!” Está na hora de começar a praticar exercício. Reunimos um kit básico para se fazer à estrada (ou ao ginásio) em estilo. A motivação necessária para atingir os seus objetivos.
TENDÊNCIAS

Espelho meu, há sapatos mais feios do que os meus?

Usar sapatos feios (e confortáveis) está na moda: das famosas e já bonitas Birkenstocks, aos chinelos pontiagudos do oriente. Aqui, mais que com a Coca-Cola, primeiro estranha-se, depois entranha-se