Este Inverno pode ser o mais chuvoso em 30 anos

07/01/2016 0 Por Carlos Joaquim


by Mira Online

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera mais chuva para os próximos meses do que o habitualmente registado nas últimas décadas, mas também uma subida das temperaturas. A previsão sazonal engloba os meses de Janeiro, Fevereiro e Março.
Em declarações à Renascença, a meteorologista Ilda Novo avança que “os valores de precipitação que estão previstos para os primeiros três meses do ano são superiores à média registada nos últimos 30 anos”.
Embora não seja possível indicar o período concreto em que os índices de precipitação serão superiores, o balanço geral dos três meses indica que deverá chover mais do que o habitual.
Também em relação à temperatura, Ilda Novo, do IPMA, diz estarem previstos valores acima do normal. “A temperatura deverá subir entre 0,5 e 1 graus, em relação aos valores habituais”.
Depois de o mês de Dezembro ter sido o segundo mais quente desde 1931, nos próximos três meses há entre 80% a 90% de probabilidades que a temperatura aumente.
Já a precipitação suscita mais dúvidas aos especialistas, com uma probabilidade de aumento que vai entre os 40% e 60%.
“Temos uma grande certeza de que o Inverno será mais quente, mas temos dúvidas quanto à chuva porque as probabilidades são menores”, ressalva a meteorologista.
São boas notícias para quem não gosta de frio e pode constituir o fim do período de seca, que no mês de Novembro assolou mais de metade do território nacional.
Esta previsão sazonal do IPMA é feita tendo por base quatro sistemas diferentes: o britânico, o francês, o americano e o do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, onde participam 34 países europeus. Contudo, é necessário ter em conta a elevada margem de erro associada a este tipo de previsão.
Fonte: rr.sapo.pt
Mira Online | Janeiro 7, 2016 às 8:20 am | Categorias: Nacionais | URL: http://wp.me/p5tucu-bjO